Exercícios Físicos na Menopausa

Exercícios Físicos na Menopausa

Hoje vamos falar sobre a importância dos exercícios  físicos na vida das mulheres que estão estão na menopausa . Os exercidos físicos além de importantes para a nossa saúde em toda fase, eles  podem combater a osteoporose nessa fase. Sabemos que nem todas podem fazer musculação ou caminhada, mas existem outras atividades sem tanto impacto que devemos nos ajustar.

Exercícios Físicos na Menopausa

Veja também Como Aliviar os Principais Sintomas da Menopausa

Um dos problemas mais conhecidos ligados ao surgimento da menopausa é o desenvolvimento da osteoporose. Isto porque o enfraquecimento dos ossos começa devido a redução dos níveis de estrogênio do corpo – o que ocorre neste momento da vida da mulher.

Um dos principais problemas da osteoporose na menopausa é ser uma doença que começa silenciosamente e que começa a se manifestar fisicamente quando seus danos já estão bem avançados. Porém, é possível combatê-la em seu início ou antes mesmo dela começar a apresentar os primeiros indícios de desenvolvimento.

 

Exercícios Físicos na Menopausa

 

Confira os exercícios que podem te ajudar a combater a osteoporose na menopausa:

Musculação: fortalece a musculatura e protege os ossos

Para combater a osteoporose na menopausa, é imprescindível que se fortaleçam os músculos que dão sustentação aos seus ossos. Isso porque músculos fortes evitarão maiores traumas aos ossos enfraquecidos, protegendo-os de fraturas e outros problemas em uma eventual queda, por exemplo.

A musculação pode – e deve- ser feita neste período, não sendo contraindicada. Porém, deve ser feita com orientação de um profissional para evitar lesões e problemas que possam comprometer a sua saúde física.

Caminhada: sustentação para os ossos

Para aqueles que não são fãs de academia e puxar peso, uma simples caminhada pode ser uma boa solução para combater a osteoporose na menopausa. Econômica (não precisa de pagar mensalidade para realizá-la), boa para espairecer (quando feita ao ar livre), é indicado fazer 30 minutos pelo menos três vezes na semana para que possa ter resultados positivos em seu corpo. Mas mesmo 10 minutos por dia já ajudam você a manter seus músculos trabalhando e se fortalecendo, dando sustentação ao seu corpo.

Dançar: maneira lúdica e divertida de combater a osteoporose na menopausa

A dança é benéfica não só para o aumento da massa magra e perda de gordura, mas também é uma ótima atividade para aumentar a autoestima da mulher e aumentar seu círculo de amizades. Por serem atividades coletivas, ajudam também a diminuir outros sintomas da menopausa, principalmente a depressão. Escolha um ritmo que te agrada (dança de salão, zumba, zouk, samba, entre diversos outros) e caia dentro.

Hidroginástica: menor impacto, maior proteção

Exercícios na água, além de ajudarem no fortalecimento muscular que ajuda a combater a osteoporose na menopausa, contribuem para a diminuição de possíveis lesões devido a impacto. Também é uma atividade coletiva, que traz uma série de benefícios, como já falamos ali em cima.

Além disso, também pode ajudar a aliviar as crises de fogacho – escolha um horário de aula próximo a quando as crises ocorrem e verá que ajuda a aliviar estes sintomas.

Natação: menor intensidade de lesões

Para quem não gosta de muita agitação ou então tem maior afinidade com esse exercício, a natação também ajuda no fortalecimento muscular aliviando a possibilidade de lesões por impacto. São exercícios bem completos e que contribuem consideravelmente para o tônus muscular, além de ajudar na perda de peso.

Pilates: alongamento e fortalecimento muscular

O pilates, além de ajudar no fortalecimento muscular, também pode auxiliar a reposicionar a postura, aliviando dores que você possa vir sentindo ao longo da vida. Também contribui para melhor equilíbrio, melhor respiração e também possuem baixíssimo risco de lesão por impacto.

* Fonte do artigo: Herborisa,com.br

 

 

 

Comentários
Exercícios Físicos na Menopausa

Deixe uma resposta