Os benefícios do queijo coalho

Os benefícios do queijo coalho

 

 

QUEIJO COALHO

O queijo coalho, além de delicioso, é um alimento bastante saudável. O queijo é um produto lácteo concentrado composto a partir da coagulação do leite e é ingerido como parte da dieta humana há milhares de anos. Assim como o leite, o iogurte e outros produtos lácteos, o queijo coalho é certamente rico em muitos nutrientes, adicionando cálcio, fósforo, proteínas, vitaminas lipossolúveis e vitaminas B. O queijo coalho é um alimento que pode ser ingerido em qualquer hora do dia, em qualquer prato. Confira a seguir se realmente é saudável comer queijo coalho.

Os benefícios do queijo coalho

A composição do queijo de coalho

Como etapa inicial, o coalho é dissolvido no soro e misturado em seguida ao leite, onde permanecerá de 40 a 50 minutos descansando. Com a nata que irá se formar, é feita a manteiga de garrafa. Após o tempo dito acima, é feito o corte em dois sentidos, a colocação da massa em uma forma, a prensa para retirada do liquido extra, e a adição de sal. Após 24 horas de um novo descanso, o queijo de coalho fresco estará pronto, precisando ser levado para maturar caso seja da versão curada. A maturação de um queijo, momento em que ele é levado para um descanso sobre temperatura, tempo e umidade controladas, proporciona um desenvolvimento e uma intensificação do sabor do produto. cada 1 kg de queijo coalho, são necessários 10 litros de leite, uma produção que demanda muito trabalho, e que tem o estado de Pernambuco como o maior produtor.

A origem do queijo é incerta assim como vários produtos existentes, por isso o queijo coalho é alvo de intensas pesquisas. O que se sabe até o momento, é que os documentos existentes revelam o seu surgimento em Pernambuco, por volta de 1597. O queijo coalho é certamente um dos mais saborosos ingredientes brasileiros, que não é consumido apenas nas praias feito na brasa, sua versatilidade permite o uso em diversos preparos, como no “Baião de dois”, prato típico também da região nordeste.

Queijo coalho engorda?

Embora o queijo de coalho seja muito saudável, ele apresenta um alto teor de gordura. As formas tradicionais vendidas no palito, em média, pesam 50 gramas. Podemos considerar que, ao ingerir somente um palito de queijo coalho, 37% das precisões diárias indicadas de gordura saturada estarão sendo consumidas, no entanto, se ingerido sem moderação, queijo coalho engorda. Três palitos batem facilmente a meta diária de gordura. O complicado é que a maioria das pessoas usa o queijo coalho como ingrediente de receitas calóricas, ou acompanhando outras igualmente gordurosas.

Porém, é preciso estar ciente de que a grande maioria das calorias do queijo coalho são descendente de sua gordura. Queijo coalho engorda se for consumido sem moderação. A boa notícia é que já existe a versão light do produto, que em 100 gramas promoverá 236 calorias. Ainda é um valor alto, mas, ao menos, há uma pequena redução calórica em relação ao produto convencional.

Benefícios do queijo coalho

Previne o câncer, segundo estudos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Regula a flora intestinal;
O cálcio auxilia na prevenção a osteoporose;
Facilita a absorção de zinco pelo organismo;
Auxilia a evitar ataques cardíacos, tromboses e derrames;
Evitar a arteriosclerose;
Contêm propriedades antioxidantes;
É um alimento funcional.

Propriedades do queijo coalho

Proteínas: Sua fundamental proteína é a caseína, de alta qualidade, capaz de promover ao corpo todos os aminoácidos fundamentais para à saúde.

Carboidratos: A lactose é o essencial carboidrato do leite. Devido aos processos de maturação, os níveis de lactose costumam cair consideravelmente, o que poderá conceder que seja tolerado, em alguns casos, por pessoas com intolerância à lactose, portanto, isso não é uma regra que se aplica a todos

Gorduras: A gordura estará existente em todos os tipos de queijo, o que varia é porcentagem. Enquanto queijos normais chegam a 35% de gordura, o mais magro deles, que é o cottage, tem somente 4.3%. A gordura não apenas ajuda a dar sabor ao queijo, como inclusive é responsável pelos ácidos graxos, que auxiliam a estimular o sistema imunológico

Vitaminas: O queijo é rico em vitaminas lipossolúveis, hidrossolúveis, vitamina B12 e etc. A porcentagem dessas vitaminas varia de um tipo para outro, devido aos processos de fabricação, fermentação e maturação

Minerais: Os minerais variam entre os tipos por razões similares às vitaminas. Portanto, os essenciais minerais existentes no queijo são:

Cálcio – que fortificar os ossos, dentes e unhas.

Fósforo – também é fundamental para os ossos e dentes, como também para que nossos tecidos se desenvolvam naturalmente.

Magnésio – em pequenas quantidades.

Zinco – também quantidades mínimas.

Sódio – é acrescentado no período do preparo, mas, por ser prejudicial quando em exagero, seria interessante buscar queijos com baixo teor de sal.

Fonte do artigo e da imagem: Remédio da Terra

 

Você sabia?

Tipicamente do sertão nordestino brasileiro, o queijo de coalho surgiu com a necessidade dos viajantes, ao realizarem longas jornadas, acondicionarem o leite nas mochilas (matulão) fabricadas a partir do estômago de animais jovens. Com isso, observaram que o leite coagulava, e que a massa era muito saborosa, dando origem ao “Queijo de Coalho”.

Dica:

Na hora de compra o queijo coalho evite os com furinhos, esses além do cheiro um pouco forte, não é bom para fritar, pois segundo um vendedor, eles contém muito soro, esses não foram imprensados com os demais. Procure sempre os  mais lisinhos, nos supermercados os do tipo A ( esses tem pouco sal e conte´m menos impurezas.

Espero que tenham gostado e aproveite essas delicia do nosso nordeste.

 

Comentários
Os benefícios do queijo coalho

Deixe uma resposta