Alfarroba, o “chocolate” sem culpa

Alfarroba, o "chocolate" sem culpa

Alfarroba

Chocolate é bom é todo mundo sabe, mas é preciso ter cuidado com o açúcar, gordura, calorias, etc. Os melhores benefícios do chocolate vêm do cacau, entretanto as “versões” mais gostosas têm pouco cacau, e mais leite e manteiga de cacau na composição. O chocolate que tem um alto teor de cacau tem o gosto mais amargo, o que afasta muita gente. Assim, o chocolate que deveria ser benéfico pode trazer malefícios à saúde.

Alfarroba, o "chocolate" sem culpa

Por isso, muitas mulheres estão migrando para a alfarroba. Esse fruto da alfarrobeira tem o gosto, cor e textura bem semelhantes ao do chocolate sem a gordura do chocolate.

Alfarroba, o "chocolate" sem culpa

Esse falso chocolate tem um baixo índice glicêmico. A alfarroba é naturalmente doce, o que dispensa a adição de açúcar. Esse fruto livre de teobromina e a cafeína, próprios do cacau. Além disso, é isenta também de lactose e glúten, melhora a função intestinal e tem um poder antioxidante.

Rica em vitaminas B1 e B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. “Ela ainda é fonte de vitamina A (protege a pele e a visão), além de cálcio e magnésio. Minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos, o que faz com que seja uma opção interessante principalmente para quem malha”, diz Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio de Janeiro. E, assim como o cacau, não é fraca em polifenóis. “Esses antioxidantes combatem os radicais livres, desacelerando o envelhecimento das células, o que ajuda na prevenção de doenças, inclusive as mais graves, como o câncer”, diz Luciana Milek, nutricionista de Curitiba. (Revista Boa Forma)

 

Onde Encontrar

Você encontra a alfarroba na forma de pó, bombons ou barras semelhante às de chocolate. Tem até creme de avelã com alfarroba. Sim, existe um substituto para a famosa “Nutela”. A variedade de combinações é grande tem alfarroba com Cranberry, Ameixa e Coco, Amendoim, Castanha de Caju.

Infelizmente, os produtos feitos com alfarroba são mais caros e mais difíceis de achar que os chocolates que encontramos nos supermercados. Você encontra esses produtos nas casas de produtos naturais. Entretanto, mais recentemente descobri a Natue, um site que vende produtos naturais e entrega em todo o Brasil. Lá você vai encontrar muitos produtos de alfarroba disponíveis.

*Este artigo contém informações do site Boa Forma*

 

VEJA TAMBÉM Curso de Bolos Decorados

Comentários
Alfarroba, o "chocolate" sem culpa

Deixe uma resposta