O que é menopausa precoce?

O que é menopausa precoce?

Menopausa precoce

A menopausa precoce é aquela que acontece antes dos 40 anos de idade, seja ela natural ou induzida. Mulheres têm menopausa precoce sofrem sintomas similares àqueles da menopausa natural, como ondas de calor, problemas emocionais, secura vaginal, e diminuição no desejo sexual. Para mulheres com menopausa precoce esses sintomas costumam ser mais severos.

O que é menopausa precoce?

Mulheres que têm menopausa precoce também tendem a ter ossos enfraquecidos mais rapidamente do que as que entram na menopausa mais tardiamente. Isso eleva a probabilidade de desenvolver osteoporose e sofrer fraturas.

Causas da menopausa precoce

A menopausa precoce pode ocorrer pelas seguintes razões:

Defeitos nos cromossomos| O defeitos nos cromossomos, como síndrome de Turner, podem causar menopausa precoce.

Genética| Mulheres com histórico familiar de menopausa precoce têm maior probabilidade de também sofrerem disso.

Doenças auto-imunes| O sistema imunológico do corpo, que normalmente luta contra doenças, pode atacar por engano parte do seu próprio sistema reprodutivo. Isso lesiona os ovários e os impede de fabricar hormônios femininos. Doença da tireóide e artrite reumatóide são duas doenças nas quais isso pode acontecer.

Cirurgia para remoção de ovários| A remoção cirúrgica de ambos ovários coloca a mulher imediatamente em menopausa.

 

Quimioterapia ou radiação pélvica para tratamento para câncer| O tratamento para câncer no sistema reprodutivo através de quimioterapia ou radiação pélvica pode causar danos ao ovário. A mulher pode parar de ter ciclos menstruais, ter problemas de fertilidade, ou ficar infértil. As chances de entrar em menopausa dependem do tipo de quimioterapia usada, quantidade, e idade da mulher. As mulheres mais jovens têm menos probabilidade de entrar em menopausa precoce.

Como saber se tem menopausa precoce

O médico perguntará se teve alterações típicas da menopausa, como ondas de calor, ciclos menstruais irregulares, problemas para dormir e secura vaginal. Geralmente a menopausa é confirmada quando a mulher não menstrua por 12 meses seguidos.

Entretanto, em certos tipos de menopausa precoce, esses sinais podem não ser suficientes para o diagnóstico. Pode ser realizado teste de sangue para medir a quantidade de hormônio folículo-estimulante (FSH). Os níveis de FSH elevam quando os ovários param de fabricar estrogênio. Quando os níveis de FSH são maiores do que o normal, a mulher alcançou a menopausa. Porém, os níveis de estrogênio variam diariamente, de modo que pode ser necessário fazer esse teste mais de uma vez para ter certeza.

 

O que é menopausa precoce?

 

A mulher também pode fazer teste para níveis de estradiol (um tipo de estrogênio) e hormônio luteinizante (LH). Os níveis de estradiol caem quando os ovários param de funcionar. Níveis mais baixos do que o normal são sinal de menopausa. O hormônio luteinizante engatilha a ovulação. Se o teste mostrar níveis acima do normal a mulher está em menopausa.

 

Fonte: Copacabana Runneres

Comentários
O que é menopausa precoce?

Deixe uma resposta