Os Benefícios da Respiração

Os Benefícios da Respiração

Todos respiramos e dependemos disso para sobreviver. Mas já alguma vez se perguntou se respira corretamente? E se uma respiração correta pode beneficiar o seu dia a dia ou trazer mudanças significativas na sua saúde?

Os Benefícios da Respiração

 

Power Goji é um excelente emagrecedor natural

Se nunca tinha pensado nestas questões, fique desde já a saber que a maioria dos adultos respira de forma incorreta e que a maneira correta de respirar pode trazer inúmeros benefícios ao seu organismo, tanto a nível físico como psicológico e emocional.

Se ficou curioso, continue a ler e fique a saber mais sobre os benefícios da respiração.

Como respirar corretamente?

A respiração correta é aquela em que, inspirando pelo nariz, primeiramente se enche o abdómen de ar, depois a zona das costelas e por fim o tórax. Para expirar o ar deve fazer o caminho inverso, esvaziando primeiro o tórax, depois a zona das costelas e finalmente o abdómen. Pode parecer complicado e demorar algum tempo até dominar esta técnica, mas uma vez que consiga, acaba por se tornar automático.

Alivie os Sintomas da Menopausa de Forma Natural

Nas primeiras tentativas, experimente deitar-se no chão, de barriga para cima e com os braços e as pernas descontraídos. Tome consciência do caminho que o ar percorre e veja as diferentes partes envolvidas e encher e esvaziar à media que inspira e expira. Esta respiração permite utilizar a quase totalidade da capacidade dos pulmões, enquanto que a respiração “normal”, aquela que praticamos sem nos darmos conta, utiliza apenas um terço dessa capacidade.

Quais os benefícios da respiração?

Agora que aprendeu a respirar corretamente, fique a conhecer que benefícios esta mudança pode trazer ao seu corpo.

Benefícios físicos da respiração

O coração faz menos esforço e os músculos cardíacos ficam mais relaxados. O sangue flui melhor e baixa a pressão sanguínea. O cérebro recebe mais oxigénio e por isso as funções cognitivas estão em pleno. Aumenta a quantidade de antioxidantes, o que a longo prazo, retarda o envelhecimento das células. O relaxamento do organismo traduz-se em noites sem insônias e dias com mais energia. No rosto atenuam-se as olheiras e o ar cansado.

Benefícios psicológicos e emocionais da respiração

Os exercícios de respiração permitem que o oxigênio chegue em pleno ao cérebro, que por seu lado envia ao sistema nervoso central mensagens que são transformadas em sensações de relaxamento.

A pessoa sente-se mais tranquila, relaxada com uma sensação de aumento do bem-estar. Situações de ansiedade são reduzidas, mesmo as mais graves e a tranquilidade acaba por se traduzir numa atitude mais positiva em relação à vida e aos problemas do quotidiano.

 

Diga Adeus aos Cabelos e Unhas Fracas!

Talvez por isso não seja de estranhar que muitos médicos comecem a aconselhar exercícios de respiração (em vez de medicamentos) para doentes que padecem de quadros de ansiedade, stresse, nervosismo constante e mesmo hipertensão.

As terapias de respiração criam um forte elo entre o corpo e a mente e, desta forma, ao aumentar a saúde e o bem-estar físicos, desencadeiam igualmente sensações de bem-estar emocional, de positivismo em relação aos problemas e de tranquilidade e confiança nas próprias capacidades e no futuro. Fonte: http://www.relaxar.org/bem-estar/beneficios-da-respiracao/

Fonte da imagem: Pixabay.com

Comentários
Os Benefícios da Respiração

Deixe uma resposta